A exposição marca a conclusão da oficina de fotografia que transformou a percepção de estudantes da rede pública sobre a sua própria cidade
Muito além dos cenários tradicionalmente conhecidos, existe uma cidade pulsante, cheia de detalhes, histórias e ângulos esperando para serem capturados. Foi essa a premissa que guiou o projeto "A cidade além do cartão-postal", que culmina em uma exposição na próxima quarta-feira, dia 26, na Escola Municipal Prof. Francisca da Salete Ribeiro Barreto.
A mostra, que ficará aberta ao público até sexta-feira, dia 28, exibe os trabalhos finais de jovens alunos da rede pública de ensino que participaram da oficina de fotografia. O evento de abertura, que contará com a presença do secretário de cultura Ailton França, terá entrega de certificados e atrações culturais, como apresentação de grupo de dança e da fanfarra local.
Viabilizado pela Lei Aldir Blanc e ministrado pelo fotógrafo Jean Lopes nos dias 15 e 16 de outubro, o projeto foi mais do que um curso técnico; foi uma experiência de ressignificação do olhar, com profundo impacto na formação cultural dos participantes.
Da teoria à prática: o mundo visto com novos olhos
O grande trunfo do "A Cidade Além do Cartão-Postal" foi sua capacidade de democratizar o acesso à linguagem fotográfica, beneficiando tanto iniciantes quanto aqueles que já tinham algum contato com as câmeras.
Para Gabriel Vitor Ferreira De Oliveira, da Escola Estadual Coronel Ovídio Montenegro, a oficina foi uma porta de entrada. "Foi a minha primeira vez no mundo da fotografia. A forma de enxergar o mundo da fotografia mudou após as oficinas", relata. Mateus Aguiar de Medeiros, da Escola Estadual João Francisco da Costa, ecoa o sentimento: "Minha experiência foi muito boa, tanto pro conhecimento que eu não tinha... e também pela forma que eu passei a ver o mundo."
Já para João Ricardo Fernandes, colega de Mateus, que já se aventurava na fotografia, o projeto foi um "divisor de águas". "Eu já trabalhava com foto, mas depois da oficina conheci coisas que não conhecia ainda... consegui melhorar minhas fotos bastante", comemora. Ele destaca a lição mais valiosa: a fotografia vai além de apertar um botão. "Hoje vejo o mundo com novos olhos, pois de pequenas coisas em apenas uma foto podemos engrandecer um simples lugar."
Impacto cultural e formação de público
A experiência foi descrita como "mágica" por Samires Lemos Silva, da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro. Mesmo tendo contato indireto com a fotografia por meio do seu cunhado, ela afirmou que a profundidade da oficina foi única. "Já participei desse movimento, mas tão profundo como a oficina fotográfica, não. Foi uma experiência mais do que incrível."
Os depoimentos reforçam a relevância do projeto para a cultura local. Ao equipar os jovens com novas ferramentas de percepção, o projeto "A cidade além do Cartão-Postal" incentiva uma conexão mais afetiva e crítica com o município. Os alunos aprendem a valorizar a riqueza visual do cotidiano, a "engrandecer um simples lugar", como disse João Ricardo, fortalecendo assim a identidade e o senso de pertencimento à comunidade.
Serviço:
O quê: Abertura da exposição "A cidade além do Cartão-Postal"
Quando: Quarta-feira, 26 de novembro
Onde: Escola Municipal Prof. Francisca da Salete Ribeiro Barreto, Ipanguaçu
Atrações: Entrega de certificados, apresentação de grupo de dança e fanfarra.
Visitação: A mostra permanece na escola até o dia 28/11
O quê: Abertura da exposição "A cidade além do Cartão-Postal"
Quando: Quarta-feira, 26 de novembro
Onde: Escola Municipal Prof. Francisca da Salete Ribeiro Barreto, Ipanguaçu
Atrações: Entrega de certificados, apresentação de grupo de dança e fanfarra.
Visitação: A mostra permanece na escola até o dia 28/11